Com projeto de Paulo Mendes da Rocha e MMBB Arquitetos, nova unidade do Sesc será entregue em agosto

11 Jul 2017

Projeto na região central da capital de São Paulo buscou aproveitar a estrutura já existente e aprimorá-la para o uso atual


A nova unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) localizada na esquina da Rua 24 de Maio com a Rua Dom José de Barros, no centro de São Paulo, será inaugurada em 19 de agosto. A arquitetura, assinada por Paulo Mendes da Rocha em colaboração com o escritório MMBB Arquitetos, buscou instalar o complexo de recreação e serviços em um edifício já existente.


Focando nisso, o projeto visou aproveitar ao máximo a estrutura já existente, demolindo apenas os anexos posteriores a construção original - entre eles o saguão coberto da antiga Mesbla para criar um espaço no interior do edifício. Isso permitiu também, de acordo com os arquitetos, ampliar a iluminação natural dos espaços.


Ao todo, o Sesc 24 de Maio conta com área construída de aproximadamente 28 mil m². O edifício vai abrigar um teatro com 245 lugares, espaços para convivência, comedoria, cafeteria, biblioteca, área de exposição, clínica odontológica, área para prática esportiva e atividades corporais e área de tecnologia e arte. O destaque fica, porém, para o solário e uma piscina de 500 m² construídos no topo do edifício principal, com vista panorâmica para a cidade.


A unidade contou com associação, em pares, de alguns dos andares para organizar espaços marcantes do programa, projetando um grande salão com pé-direito duplo e galerias superiores e debruçadas, evitando a monotonia da simples sobreposição de andares tipo.


O projeto contou com a construção de uma estrutura independente, nova, apoiada em quatro pilares, que sustentam os grandes salões intercalados e o solário com piscina, e com o rebaixamento da área existente da garagem no subsolo para completar os espaços do teatro e anexos.


Outro detalhe foi isolar e concentrar as instalações técnicas e mecânicas de apoio para atender as atividades que serão desenvolvidas na unidade, além de anexar a propriedade contígua na Rua Dom José de Barros para a construção do complexo auxiliar de serviços e máquinas.


No térreo, os arquitetos buscaram criar uma área de acolhimento como uma praça coberta, a chamada "Praça do Sesc". A expectativa é que a unidade receba cerca de cinco mil pessoas por dia.