Prefeitura de Rio Preto reúne empresários para agilizar liberação de investimentos

31 Aug 2017

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Obras, reuniu empresários do setor imobiliário na última quarta-feira para discutir agilização de liberação de novos edifícios para construções na cidade.


De acordo com o Secretário de Obras, Sérgio Issas, desde 2013 o Governo Federal mudou as regras para a construção de novos prédios no país para garantir a segurança aérea.


“A partir de 2013 as autorizações para a construção de novos prédios passou a ser regulada pelo Cindacta em Brasília e com isso os processos estão  demorando em média, 7 meses, o que está atrasando a construção de novos empreendimentos”, afirmou o secretário.


Na manhã da última quarta-feira o secretário reuniu 17 empresários que já possuem empreendimentos imobiliários em andamento e outros que estão em fase de construção para formar uma comissão que irá até Brasília solicitar maior agilidade nas aprovações e consultar os técnicos da aeronáutica, para melhor entendimento do espaço aéreo.


“A demora está causando uma série de transtornos para a cidade. Sem a autorização do Cindacta a Prefeitura não pode liberar o alvará de construção e com isso os investimentos não são realizados, impactando fortemente na economia da cidade e na criação de novos empregos”, disse.


A comissão formada por empresários, por um procurador do município e pela engenheira da Secretaria de Obras, Carla Resende, deve partir para Brasília no próximo dia 6 de outubro para cobrar a liberação da documentação.


“Nós sabemos que esse é um serviço muito importante, pois dependendo da altura e da localização do prédio ele pode interferir na segurança do aeroporto de Rio Preto. Os empresários precisam ter uma resposta mais rápida para que os investimentos sejam realizados na cidade”, afirmou.


De acordo com um levantamento prévio da Secretaria, pelo menos oito empreendimentos estão aguardando as respostas do Cindacta. Cada empreendimento, em média, tem impacto de R$ 5 milhões na economia da cidade.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura Rio Preto